A Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC) completa, nesta sexta-feira (15), 134 anos de fundação e comemora também o primeiro ano de gestão do presidente Maurício Cabral. A data será celebrada com uma solenidade a partir das 19h, no auditório da instituição, reunindo diretores, conselheiros, associados, autoridades e representantes da sociedade civil.
Nos últimos 365 dias, a ACIC promoveu importantes avanços, como a realização do 1º Conexões Campos, evento que reuniu autoridades e lideranças para debater estratégias de desenvolvimento econômico. Entre as iniciativas, destacam-se:
Diagnóstico interno com mais de 240 quesitos de avaliação;
Criação do calendário anual de eventos, cursos e capacitações em parceria com o Sebrae Norte Fluminense;
Projeto de diversificação da economia;
Implantação do primeiro Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) na região Norte e Noroeste Fluminense;
Defesa da construção da Estrada de Ferro 118, ligando o Porto do Açu a outras cidades;
Propostas para construção de rotatórias na BR-101, melhorando a segurança e fluidez no trânsito;
Apoio ao fortalecimento da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin).
Maurício Cabral ressaltou que a ACIC mantém o compromisso com o fortalecimento do comércio local, que gera cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos e movimenta aproximadamente R$ 110 milhões por mês. Entre os desafios para os próximos anos, ele destacou a revitalização do Centro Histórico, melhorias na mobilidade urbana e a criação de um ambiente seguro e atrativo para consumidores e empresários.
Fundada em agosto de 1891, a ACIC segue firme em sua missão de fomentar o desenvolvimento econômico de Campos dos Goytacazes, alinhando tradição e inovação para impulsionar o crescimento do município.