A cidade de Campos dos Goytacazes tem reforçado seu compromisso com o campo e com a agricultura familiar como um dos pilares da retomada econômica. Por meio de uma série de projetos encabeçados pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural, o agronegócio tem ocupado posição estratégica no planejamento da cidade.

Entre as principais ações está o Programa Cestas Verdes Campistas, que integra o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Somente em 2025, já foram investidos mais de R$ 460 mil no programa, com a distribuição de mais de 50 toneladas de alimentos diretamente a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. Ao mesmo tempo, a iniciativa garante renda aos produtores locais e fortalece a agricultura familiar, beneficiando mais de 3 mil famílias.

Em recente evento na CDL-Campos, o secretário Almy Junior destacou que o município tem vocações produtivas históricas — como a cana-de-açúcar, a bovinocultura e a produção de mandioca e abacaxi — e que novas frentes, como o cultivo de eucalipto, hortaliças e grãos, devem ganhar força com os investimentos em curso.

“Campos está no centro de um eixo de desenvolvimento agroindustrial. Precisamos estruturar isso com técnica, apoio institucional e ações que aproximem os produtores das políticas públicas”, afirmou o secretário, ao citar ainda o apoio da pasta aos produtores interessados em acessar o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), um importante canal de compras públicas.

Entre os projetos futuros, dois grandes destaques já estão em fase de planejamento: a Rota do Pescado Campista, que incluirá a construção de um terminal pesqueiro no Farol de São Tomé e um terminal de barcos na Lagoa Feia, em Ponta Grossa dos Fidalgos; e o Novo Mercado Municipal, pensado como espaço moderno e acessível para comercialização de produtos locais, com foco na economia popular e no fortalecimento da produção agrícola da cidade.

Com planejamento e foco na valorização do campo, Campos dos Goytacazes se consolida como uma referência em políticas públicas que unem desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade no setor rural.

Share.
Exit mobile version