O Ministério da Saúde começou a distribuir nesta quinta-feira (9) um lote com 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, medicamento utilizado no tratamento de intoxicações causadas por metanol, substância tóxica encontrada em bebidas alcoólicas adulteradas.
A remessa chegou ao país pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e marca a primeira entrega oficial do antídoto ao Brasil. Do total, 1,5 mil unidades começaram a ser distribuídas imediatamente, com prioridade para o estado de São Paulo, que concentra o maior número de casos recentes de envenenamento. O estado receberá 288 unidades.
Outras regiões também serão contempladas, conforme os registros de ocorrências. Entre os estados que receberão o medicamento estão Pernambuco (68 unidades), Paraná (84), Rio de Janeiro (120), Rio Grande do Sul (80), Mato Grosso do Sul (20), Piauí (24), Espírito Santo (28), Goiás (52), Acre (16), Paraíba (28) e Rondônia (16).
O fomepizol é considerado essencial no tratamento da intoxicação por metanol, já que impede a formação de substâncias altamente tóxicas no organismo, reduzindo os riscos de cegueira, falência renal e morte.
🩺 Com informações da Agência Brasil – Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

