A partir desta terça-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde de Campos começa a aplicar a segunda dose da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O imunizante estará disponível no Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, no Centro, e em quase 40 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) espalhadas pelo município.
Segundo a gerente do Programa Municipal de Imunização, Amanda Carvalho, é fundamental que os pais levem os filhos que já receberam a primeira dose há pelo menos 90 dias.
“O esquema vacinal só fica completo com as duas doses. Isso garante uma proteção mais eficaz e duradoura contra a dengue”, destacou.
Quem ainda não iniciou o esquema vacinal também pode procurar os pontos de atendimento. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identidade, CPF ou cartão do SUS, além da caderneta de vacinação.
Apesar de mais de 34 mil jovens estarem aptos a receber o imunizante, apenas 11% do público-alvo tomou a primeira dose desde o início da campanha, em junho. O coordenador do PMI, Leonardo Cordeiro, reforça que a vacina pode evitar até 90% das hospitalizações pela doença.
“É essencial se vacinar antes do aumento dos casos, que ocorre no período de chuvas e calor”, alertou.
📍 Os locais de vacinação funcionam em diferentes horários, de segunda a sexta e, no caso do Centro de Imunização, também aos fins de semana e feriados.
Com informações da SECOM. Foto Divulgação

