Com o objetivo de fortalecer a equidade racial nas políticas públicas e promover o diálogo entre diferentes setores da sociedade, a Prefeitura de Campos realiza, no dia 25 de novembro, o 1º Seminário Municipal de Saúde da População Negra, Povos e Comunidades Tradicionais.

O evento será realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF) – Polo Novo, a partir das 18h, e reunirá profissionais de saúde, gestores, representantes de comunidades quilombolas e assentamentos, movimentos sociais, instituições de ensino e membros da sociedade civil.

Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde (APS) e do Programa de Assistência aos Assentados e Quilombolas (PAAQ), o seminário conta ainda com a parceria da UFF Campos, da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) e do Comitê Técnico de Saúde Integral da População Negra, Povos e Comunidades Tradicionais.

De acordo com Esthefany Francisco, coordenadora do PAAQ, o seminário é um espaço de reflexão e construção coletiva que visa garantir visibilidade e efetividade à Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

“Nosso objetivo é fortalecer o compromisso do município com a promoção da equidade racial em saúde, reconhecendo e valorizando a diversidade dos territórios e das populações tradicionais”, destacou Esthefany.

A gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Celeste Gomes, reforçou que discutir a saúde da população negra e tradicional é essencial para compreender as desigualdades nos determinantes sociais da saúde.

“Falar sobre isso é entender como o racismo e a exclusão social impactam o processo de adoecimento. Esse diálogo é indispensável para pensarmos políticas públicas mais justas e efetivas”, afirmou.

Já a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Carolina Xavier, destacou que a realização do seminário marca um avanço na consolidação de uma rede de cuidado mais inclusiva.

“Temos investido na formação de profissionais e em estratégias de cuidado integral e antirracista. Esse encontro reafirma nosso compromisso com uma assistência ética, humana e equitativa à população negra de Campos”, concluiu.

📍 Evento: 1º Seminário Municipal de Saúde da População Negra, Povos e Comunidades Tradicionais
📅 Data: 25 de novembro, às 18h
📌 Local: UFF – Polo Novo (Av. XV de Novembro, Campos dos Goytacazes)

📎 Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes – Foto Césár Ferreira

Share.
Exit mobile version