O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) abriu inscrições para castração gratuita de cães e gatos em 13 bairros da região de Guarus, por meio do Programa de Controle Populacional de Animais. A iniciativa tem como objetivo reduzir a superpopulação de animais, prevenir doenças e promover o bem-estar animal e a saúde pública.
Podem participar tutores residentes nos bairros Jardim Boa Vista I e II, Jardim Aeroporto, Parque Santos Dumont, Lagoa das Pedras, Conjunto Habitacional Novo Horizonte, Km 8, Canaã, Nova Canaã, Brejo Grande, Usina São João, Boa Vista de Sapucaia e Sapucaia.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do CCZ, na seção “Cadastro Castração Formulário”. Para validar o cadastro, é necessário apresentar comprovante de residência em nome do tutor, emitido nos últimos 90 dias, além de RG, CPF, comprovante de vacinação antirrábica do animal e o formulário preenchido.
De acordo com o coordenador do CCZ, Luciano Souza, somente tutores que atendam a todos os critérios estabelecidos poderão participar do programa. As cirurgias são destinadas a cães e gatos com idade entre seis meses e sete anos, desde que estejam em boas condições de saúde. Gatos devem pesar, no mínimo, 1,5 kg, enquanto cães precisam ter peso entre 3,5 kg e 20 kg.
No dia do procedimento, é obrigatório o cumprimento do jejum alimentar — de oito horas para filhotes de até um ano e de 12 horas para animais adultos — além de jejum hídrico a partir das 6h. Os cães devem ser levados com coleira e guia, e os gatos em caixas de transporte adequadas.
As castrações serão realizadas gratuitamente na Unidade Móvel de Castração de Cães e Gatos, o Castramóvel 2, que está instalado no Centro de Educação Ambiental Prata Tavares (CEA).
O CCZ ressalta que não realiza castrações em animais braquicefálicos, como Shih Tzu, Lhasa Apso, Boxer, Pug, Pequinês, Bulldog, American Bully e Persa, nem em fêmeas prenhas, lactantes ou em período de amamentação.
A ação integra as políticas públicas municipais voltadas ao controle populacional de animais e à promoção da posse responsável.
Fonte: Secom



