A Defesa Civil de São João da Barra permanece em estado de atenção devido à previsão de novas chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento até esta sexta-feira (5). O alerta segue as indicações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que já havia anunciado a possibilidade de temporal na região.

Entre a noite de terça-feira (2) e a manhã desta quarta (3), o município registrou 44 milímetros de chuva, volume previsto inicialmente para uma semana inteira. O início do temporal foi marcado por rajadas de vento que chegaram a 70 km/h e 22 milímetros de chuva em apenas meia hora, segundo dados dos equipamentos de monitoramento instalados no município.

De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil, Marcos Sá, o grande volume de água em curto período foi o principal responsável por pontos de alagamento.

“Em menos de 12 horas choveu o que era esperado para uma semana. Isso dificultou o escoamento rápido da água em alguns locais, mas pela manhã já não havia mais pontos críticos”, afirmou.

As equipes de plantão atuaram em três ocorrências durante a noite: dois chamados por alagamentos — na Sede do município e em Atafona — e um registro de queda de árvore no distrito de Cajueiro.

Prédios públicos tiveram danos pontuais, já avaliados pelas equipes da Secretaria de Obras e Serviços e pela própria Defesa Civil, que iniciaram as vistorias ainda na noite de terça-feira. A Prefeitura informou que não houve danos estruturais e que todos os serviços públicos seguem funcionando normalmente nesta quarta-feira.

A tendência, de acordo com a previsão meteorológica, é de estabilização gradual do tempo entre quinta (4) e sexta-feira (5). Ainda assim, podem ocorrer pancadas moderadas e isoladas, especialmente nas regiões Norte e Noroeste do município.

A Defesa Civil reforça que permanece em prontidão e orienta a população a acionar o órgão em caso de emergência pelos seguintes números:
(22) 2741-1190 | (22) 2741-8370 | 199 | (22) 99915-3153 (ligações e WhatsApp).

Com informações da PMSJB

Share.
Exit mobile version