O Detran RJ orienta motoristas que desejam renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou realizar a troca da Permissão Para Dirigir (PPD) pela CNH a consultarem, inicialmente, o aplicativo CNH do Brasil. A recomendação é verificar se o documento já foi atualizado automaticamente, sem necessidade de comparecimento a uma unidade de atendimento.

Desde a última sexta-feira (9), estão sendo renovadas de forma automática e sem cobrança de taxas as CNHs de condutores que não cometeram infrações de trânsito nos 12 meses anteriores ao vencimento, estejam inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), possuam perfil médico compatível e não tenham pendências junto aos órgãos de trânsito.

O Detran RJ alerta que até mesmo os motoristas que já tenham agendado atendimento para renovação da CNH ou troca da PPD devem consultar o aplicativo antes de se deslocarem aos postos. Caso a CNH já tenha sido renovada digitalmente, o serviço não poderá ser realizado presencialmente.

A consulta prévia também evita gastos desnecessários. Mesmo quando o Duda já tiver sido pago, o cidadão pode solicitar ao Detran RJ a devolução do valor, caso a renovação automática tenha sido efetuada.

Para os condutores que tiveram a CNH renovada pelo aplicativo e desejam obter a versão física do documento, será necessário aguardar a finalização das adequações nos sistemas do Detran RJ. Posteriormente, o motorista deverá solicitar a segunda via da CNH. O órgão informará quando o serviço estiver disponível.

Nos casos em que não houver atualização automática, o cidadão poderá continuar realizando o agendamento normalmente em uma das unidades do Detran RJ, pelo site www.detran.rj.gov.br ou pelos telefones (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042. Nessa situação, permanece obrigatória a realização do exame médico e o pagamento do Duda.

A troca da Permissão Para Dirigir (PPD) pela CNH também ocorre de forma automática pelo aplicativo CNH do Brasil para condutores que completarem os 12 meses de permissão sem infrações graves ou gravíssimas, nem reincidência em infrações médias.

Fonte Detran RJ – Foto: Rodrigo Fernandes Tech Tudo

Share.
Exit mobile version