A equipe do Paraesporte/Enel/Uenf fez história no último fim de semana ao conquistar 41 medalhas — sendo 21 de ouro, 4 de prata e 16 de bronze — durante a Olimpíada da Pessoa com Deficiência (Olimpede 2025), realizada no município de Volta Redonda (RJ).

O evento reuniu cerca de 2.500 atletas de aproximadamente 120 entidades, representando 50 cidades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e também do Distrito Federal, em um grande encontro de inclusão, esporte e superação.

O coordenador-geral do Paraesporte, Fábio Coboski, destacou a importância da competição para os alunos:

“Além de promover a inclusão, tendo as atividades esportivas como principal ferramenta, trabalhamos a socialização e a autonomia dos alunos, que viajam sem os familiares, mostrando que eles são capazes”, ressaltou Coboski.

Entre as conquistas individuais, a atleta Márcia Regina Elbas brilhou ao garantir o ouro no salto parado, enquanto Miguel Moreno se destacou ao vencer a corrida de 100 metros e faturar também a prata na natação na categoria Síndrome de Down.

As modalidades disputadas na Olimpede incluíram atletismo, natação, tênis de mesa, futsal, vôlei especial, badminton, bocha, goalball, judô, taekwondo, jogos de salão, habilidades e até cabo de guerra, reforçando o caráter multidisciplinar e inclusivo da competição.

Com mais de duas décadas de atuação, o Paraesporte é considerado o maior projeto sócio-esportivo do país voltado para pessoas com deficiência, impactando centenas de vidas por meio do esporte.

Share.
Exit mobile version