O Governo do Estado do Rio de Janeiro ampliou, desde sábado (08), o envio de máquinas e ajuda humanitária aos municípios afetados pelas fortes chuvas em diferentes regiões do estado. A estratégia inclui mobilização de equipes, monitoramento 24 horas e apoio direto às prefeituras.
De acordo com o governador Cláudio Castro, todos os órgãos estaduais seguem mobilizados para reduzir impactos e garantir a segurança da população.
Máquinas e desobstrução de vias
O Inea, o DER-RJ e a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas enviaram caminhões, escavadeiras, retroescavadeiras, caminhão-pipa, patrol e equipamento de sucção de alta capacidade (vacall) para cidades como Engenheiro Paulo de Frontin, Laje do Muriaé e Cantagalo. Também há atuação em trechos das rodovias RJ-155 e RJ-166 para desobstrução e limpeza.
Desde janeiro, mais de 50 máquinas já foram distribuídas para municípios das regiões Serrana, Norte, Noroeste, Sul, Baixada Fluminense e Médio Paraíba.
O Inea segue monitorando em tempo real o nível dos rios por meio do sistema Alerta de Cheias.
Ajuda humanitária
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos enviou ajuda para Porciúncula, incluindo:
250 cestas básicas
250 kits de limpeza
500 kits de roupa de cama
1.061 colchonetes
1.061 travesseiros
1.061 kits de higiene
1.061 toalhas de banho
Outros municípios como Itaperuna, Paty de Alferes, São Sebastião do Alto e Cantagalo também receberam insumos nos últimos dias.
Monitoramento e alertas
O Corpo de Bombeiros permanece em alerta máximo, com equipes, viaturas, embarcações, drones e aeronaves mobilizadas. Até o momento, foram registradas 35 ocorrências relacionadas às chuvas, sem vítimas.
Permanecem em Situação de Emergência os municípios de Rio Claro, Itaperuna, São Sebastião do Alto, Cantagalo, Paty de Alferes e Porciúncula.
O Estado também utilizou o sistema Cell Broadcast para envio de alertas de deslizamento em cidades como São Fidélis, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Miracema e Cambuci.
Previsão do tempo
Segue alto o risco hidrológico para municípios das regiões Norte e Noroeste, incluindo São Fidélis, Itaocara, Cambuci, Natividade, Itaperuna e Italva. A previsão indica pancadas de chuva moderada a forte nas próximas horas, com possibilidade de raios. A temperatura pode chegar a 34°C.
A orientação é que a população acompanhe os alertas oficiais da Defesa Civil e, em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193.



