Terminal de minério do Porto do Açu é reconhecido pelo Ministério de Portos e Aeroportos por excelência em práticas ESG
A Ferroport, operadora do terminal de minério de ferro do Porto do Açu, em São João da Barra, recebeu o Selo Diamante de Sustentabilidade 2025, a mais alta categoria concedida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). A premiação ocorreu no dia 12 de novembro, durante a COP30, realizada em Belém (PA), e reconhece empresas que se destacam em práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
O certificado é resultado da adesão da companhia ao Pacto pela Sustentabilidade, instituído pelo MPor para os setores portuário e aeroportuário. Nesta primeira edição, 63 empresas participaram e 36 foram premiadas entre as categorias Diamante, Ouro, Prata e Bronze. A Ferroport conquistou o nível máximo após avaliação de ações voltadas para redução de emissões, proteção ambiental, desenvolvimento social e governança.
O gerente de Sustentabilidade da Ferroport, Edenilson Sanches, recebeu o prêmio ao lado do coordenador de Meio Ambiente, Renato Aguiar, e da analista Amanda Monteiro.
Compromisso ampliado com metas até 2027
Com uma década de operação completada em 2024 e recorde de 25 milhões de toneladas exportadas naquele ano, a Ferroport reforçou suas metas ambientais com a revisão do Plano de Sustentabilidade. Entre os compromissos anunciados estão:
- Redução de 90% das emissões nos escopos 1 e 2;
- Aumento de 60% de mulheres em cargos de liderança;
- Ampliação de 50% de líderes pretos ou pardos;
- Zero envio de resíduos para aterros;
- Manutenção do Selo Ouro no inventário de GEE;
- Impulso ao desenvolvimento de fornecedores locais.
A companhia também destacou avanços já alcançados, como:
- 2,5 milhões de mudas plantadas em ações de reflorestamento;
- Nova parceria com a RPPN Caruara, com previsão de recuperar 115 hectares de restinga;
- 100% do consumo elétrico oriundo de energia renovável;
- Mais de 93% da água utilizada proveniente de reuso.
A empresa ainda figura entre os melhores desempenhos ambientais do país, com Top 2 no Prêmio Antaq, obtendo a maior pontuação entre terminais privados de minério de ferro.

Impacto social e reconhecimento aos trabalhadores
A Ferroport, que gera mais de 600 empregos diretos e indiretos em São João da Barra e região, investe cerca de R$ 8 milhões anuais em projetos sociais voltados à educação, esporte e cultura.
Em 2024, a companhia foi reconhecida pela terceira vez consecutiva como uma das melhores empresas para trabalhar pelo Great Place to Work (GPTW), alcançando sua melhor nota histórica: 90, com 92% de participação dos colaboradores.
O CEO da Ferroport, Carsten Bosselmann, destacou que o prêmio reforça o propósito da empresa:
“Este reconhecimento é um incentivo para ampliarmos nossas ações ESG. Acreditamos que o sucesso só é possível quando sustentabilidade e eficiência caminham juntas.”
Para o gerente de Sustentabilidade, Edenilson Sanches, o Selo Diamante reforça o impacto a longo prazo:
“Estamos construindo um futuro mais sustentável para as próximas gerações. É um orgulho para todo o nosso time.”