O Fórum Regional de Diálogo Inter-Religioso do Norte e Noroeste Fluminense será realizado em Campos dos Goytacazes no próximo dia 28 de agosto, na Câmara de Vereadores e promete reunir representantes do poder público, movimentos sociais, universidades e lideranças religiosas de diferentes tradições. O objetivo é claro: fortalecer a cultura do diálogo, o respeito à diversidade e a defesa intransigente da liberdade religiosa como um direito constitucional.

A mesa de abertura contará com figuras de grande representatividade, como o Bispo Dom Roberto Francisco, o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos e o Vereador/Pastor Anderson de Matos, que trarão perspectivas de distintas matrizes religiosas. A composição também terá a presença de importantes instituições jurídicas: o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), representado pela Dra. Maristela Naurath, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), com a Dra. Carolina Hennig, e a OAB-Campos, representada pela Dra. Mariana Lontra Costa. A mediação ficará a cargo da Me. Mannu Ramos.

Mais do que um encontro institucional, o Fórum se apresenta como um movimento coletivo de resistência contra a intolerância religiosa e de promoção da convivência pacífica entre diferentes expressões de fé.

— “A luta pela liberdade religiosa é um dever de todas as religiões. Somente caminhando juntos poderemos garantir que a diversidade seja respeitada como parte fundamental da democracia brasileira”, destacam os organizadores.

Toda a população de Campos e dos municípios vizinhos está convidada a participar. O chamado é para a construção de um espaço onde a fé, a tolerância e a justiça caminhem lado a lado.

Share.
Exit mobile version