O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), abriu nesta quinta-feira (30/10), a partir das 8h, o período de renovação de matrículas para o ano letivo de 2026. O procedimento deve ser feito exclusivamente pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br.
Segundo a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, o momento marca um passo importante para o fortalecimento da rede pública.
“A escola é o portal da transformação. Como secretária de Educação, sei que essa jornada será desafiadora, mas a confiança é enorme. É muito importante termos cidadãos formados para executarem projetos que proporcionem qualidade de vida e, consequentemente, fortaleçam a economia e aumentem as possibilidades de atuação no mercado de trabalho”, destacou.
📘 Etapas do processo
Nesta primeira fase, a renovação é destinada aos alunos que desejam permanecer na mesma escola, curso e turno. Todo o processo será online, mas quem não tiver acesso à internet poderá buscar apoio em qualquer unidade escolar.
A partir do dia 7 de novembro, os estudantes da rede poderão solicitar mudança de curso, turno ou ambos, conforme a disponibilidade de vagas.
📚 Novas inscrições
Para novos alunos, o cadastro ocorrerá entre 13 de novembro e 5 de dezembro. Essa etapa é voltada para quem deseja ingressar na rede estadual, mudar de escola ou que perdeu o prazo da renovação. O aluno poderá escolher de três a oito opções de escola, curso, série e turno.
📑 Critérios de prioridade
As vagas serão distribuídas segundo a ordem:
- Pessoa com deficiência;
- Crianças e adolescentes até 18 anos;
- Permanência na rede pública;
- Irmãos na mesma unidade;
- Proximidade da residência;
- Em caso de empate, o aluno mais novo terá prioridade.
📆 Calendário
- 30/10 a 06/11/2025: Renovação para quem permanecerá no mesmo curso e turno;
- 07/11 a 12/11/2025: Renovação com mudança de curso e/ou turno;
- 13/11 a 05/12/2025: Pré-matrícula para novos alunos;
- 18/12/2025: Divulgação do resultado da 1ª fase;
- 19 a 26/01/2026: Confirmação da matrícula na escola.
📍 Fonte: Gov.br / Seeduc-RJ

