Uma nova era na gestão da segurança pública fluminense começa a se desenhar com a criação do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), instituído por decreto do governador Cláudio Castro, publicado nesta terça-feira (29/07) no Diário Oficial. A iniciativa visa modernizar o setor por meio da unificação de dados das polícias Civil e Militar, além de integrar outras instituições do sistema de Justiça Criminal.
A proposta é ousada: promover o compartilhamento em tempo real de informações estratégicas, com foco em ações mais ágeis, eficientes e articuladas entre as diferentes esferas da segurança. Para o governador, trata-se de um passo importante na construção de uma política de segurança conectada com as necessidades da população.
— Estamos dando um passo decisivo rumo a uma segurança pública mais moderna, eficiente e conectada. A integração das informações vai fortalecer a atuação das nossas forças de segurança e beneficiar diretamente a população fluminense — destacou Cláudio Castro.
Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e com suporte técnico do PRODERJ, o SISP terá uma coordenadoria própria e deve entrar em funcionamento nos próximos 90 dias. A expectativa é que, após a ativação, todos os sistemas existentes estejam integrados em até 180 dias.
O secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, destacou os impactos positivos da medida: — O SISP representa um avanço tecnológico e institucional para a segurança pública fluminense. A partir dessa integração teremos mais agilidade na tomada de decisões e no combate à criminalidade.
A implantação do novo sistema se soma a outros investimentos feitos pelo Governo do Estado nos últimos anos, que já ultrapassam R$ 4,5 bilhões. Os recursos vêm sendo aplicados em tecnologia, inteligência, novos equipamentos e modernização das forças de segurança — fortalecendo o compromisso com a proteção da população.