O tenista brasileiro João Fonseca foi eliminado na primeira rodada do Aberto da Austrália, em Melbourne, e deu adeus de forma precoce ao seu primeiro torneio da temporada 2026. Atual número 32 do ranking mundial, o carioca de 19 anos foi superado pelo norte-americano Eliot Spizzirri, 89º do mundo, por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 2/6, 6/1 e 6/2, após 2h41 de partida.
A estreia no primeiro Grand Slam do ano aconteceu após um período delicado de preparação. Fonseca conviveu com dores lombares e precisou adiar por duas vezes o início da temporada, desistindo dos ATPs 250 de Brisbane e Adelaide, torneios preparatórios para o Australian Open. Em 2025, o jovem já havia antecipado o encerramento da temporada pelo mesmo problema físico.
Após a derrota, Fonseca avaliou que ainda faltou ritmo de jogo. “Fiquei quase 15 dias sem treinar em intensidade máxima. Voltei de forma gradual e senti isso durante a partida”, explicou. Apesar do revés, o brasileiro demonstrou confiança no retorno físico e no aprendizado adquirido em quadra.
“Minhas costas estão bem, estou saudável novamente. Foi importante entender meus limites em uma partida longa. Mesmo sem estar no melhor nível físico, foi uma experiência que vai contar muito para o futuro”, afirmou o tenista, que agora se prepara para defender o título do ATP 250 de Buenos Aires, a partir de 9 de fevereiro.
Com a eliminação de Fonseca, o Brasil não tem mais representantes na chave de simples do torneio. No feminino, Beatriz Haddad Maia também foi eliminada na estreia, ao ser derrotada de virada pela cazaque Yulia Putintseva, por 2 sets a 1.
Duplas brasileiras seguem em disputa
Apesar das eliminações em simples, o Brasil ainda conta com representantes nas duplas. Luisa Stefani, ao lado da canadense Gabriela Dabrowski, estreia nesta terça-feira (20), assim como a parceria de Laura Pigossi com a tcheca Sára Bejlek. No masculino, Rafael Matos e Orlando Luz, além de Marcelo Melo e Fernando Romboli, entram em quadra na madrugada de quarta-feira (21).
Outras duplas brasileiras, como Ingrid Gamarra e Marcelo Demoliner, já se despediram da competição após derrotas na estreia.
Fonte: Agência Brasil. Foto: Darrian Traynor/Getty Images



