O jovem atleta campista Lucca de Thuin, de 12 anos, conquistou mais um feito expressivo na natação estadual ao se tornar bicampeão na prova dos 50 metros costas no Campeonato Estadual Petiz, representando o Clube de Regatas do Flamengo. Com o tempo de 31.90 segundos, Lucca registrou o melhor tempo do ano no Rio de Janeiro e o segundo melhor do Brasil na categoria, consolidando-se como uma das grandes promessas da modalidade.
A competição ocorreu entre os dias 4 e 7, no Parque Aquático do Clube de Regatas do Vasco da Gama, reunindo cerca de 500 nadadores de diversos clubes do estado. O Flamengo foi o grande campeão geral com 5.103 pontos, seguido por Fluminense (2.945) e Marina Barra Clube (2.173).
Além do ouro nos 50m costas, Lucca também integrou o revezamento 4×50 medley que conquistou a medalha de ouro, ao lado dos atletas André Goldenzon, Luca Henriques e Henrique Lucas, cravando 2:07.36 e estabelecendo um novo recorde estadual. O nadador ainda garantiu bronze no revezamento 4×50 medley misto, além de um 5º lugar nos 200m costas e nos 50m borboleta.
Filho do campeão mundial de natação Raphael de Thuin, que defendeu a Seleção Brasileira por quase duas décadas, Lucca segue os passos da família no esporte. Ele treina seis dias por semana no polo do Flamengo em Campos, que funciona na piscina do Instituto Federal Fluminense (IFF – Centro) e no Clube do Saldanha da Gama, sob orientação do técnico Jacy Sales.
Segundo Lucca, o ano termina com sentimento de superação:
“Estou muito feliz com o meu desempenho e por conquistar resultados tão importantes. Foi um ano de muito treino e dedicação”, disse o atleta.
O Estadual Petiz encerrou oficialmente a temporada deste ano e confirmou Lucca como um dos maiores talentos da nova geração da natação fluminense.



