Em sua primeira reunião oficial com o papa Leão XIV, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, temas como a fé, a desigualdade social e os desafios globais para erradicação da fome. O encontro também serviu para reforçar o convite do presidente brasileiro ao pontífice para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA).

Nas redes sociais, Lula afirmou ter parabenizado o papa pela Exortação Apostólica Dilexi Te, ressaltando a mensagem de que “não se pode separar a fé do amor pelos mais pobres”. O presidente destacou ainda a necessidade de um movimento global contra a desigualdade, elogiando o documento papal como “referência para líderes e fiéis do mundo inteiro”.

Durante a conversa, Lula relembrou sua proximidade com nomes históricos da Igreja Católica no Brasil, como dom Paulo Evaristo Arns, dom Hélder Câmara, dom Luciano Mendes de Almeida e Pedro Casaldáliga, além de mencionar o atual presidente da CNBB, dom Jaime Spengler.

O encontro também abordou a atuação do Brasil no combate à fome e a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza — iniciativa lançada durante a presidência brasileira no G20. “Em dois anos e meio, tiramos o Brasil, pela segunda vez, do Mapa da Fome. Agora, queremos levar essa experiência ao mundo”, afirmou Lula.

O papa Leão XIV agradeceu o convite para a COP30, mas explicou que, devido ao Jubileu, não poderá comparecer, enviando um representante do Vaticano. Segundo Lula, o pontífice também manifestou o desejo de visitar o Brasil em breve. “Será recebido com carinho e fé pelo povo brasileiro”, declarou o presidente.

A reunião ocorreu um dia após as celebrações do Círio de Nazaré, em Belém, e do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil — datas lembradas por Lula como demonstrações da fé do povo brasileiro.

Acompanharam o presidente na visita a Roma a primeira-dama Janja da Silva e os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura).

Com informações da Agência Brasil – Foto: Ricardo Stuckert / PR

Share.
Exit mobile version