Na próxima segunda‑feira (28 de julho), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia de inauguração da UTE GNA II, a segunda termelétrica do complexo Gás Natural Açu (GNA), localizada no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O evento está marcado para começar às 11h e contará com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, entre outras autoridades .
A nova usina traz ao Norte Fluminense maior segurança energética nacional. Com capacidade instalada de 1,7 GW, a GNA II tem potencial para energizar 8 milhões de lares e integra o Novo PAC. O projeto injetou cerca de R$ 7 bilhões na região e gerou aproximadamente 10 000 empregos diretos e indiretos .
Essa inauguração reforça o relevante papel do Porto do Açu no cenário energético brasileiro. Já em operação, a UTE GNA I, que entrou em funcionamento em setembro de 2021, operando com 1,3 GW, é a maior usina a gás natural em atividade no Sudeste e a segunda maior do país. Além disso, o terminal de gás natural liquefeito com capacidade de regaseificação de 28 milhões de m³ por dia fortalece a estrutura logística do complexo .
O evento institucional marca uma nova etapa de consolidação da matriz de gás natural no Brasil, fortalecendo a integração entre produção, infraestrutura portuária e geração de energia no estado do Rio de Janeiro.