A cerimônia do Earthshot Prize 2025 — considerado um dos prêmios ambientais mais importantes do mundo — será realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, no dia 5 de novembro. Esta será a primeira vez que o evento acontece na América Latina, consolidando o papel do Brasil como protagonista das agendas ambientais globais .
O Earthshot Prize foi lançado em 2020 por Príncipe William e serve como uma “moonshot” ambiental para promover soluções transformadoras para os desafios climáticos até a década de 2030. A cada ano, cinco vencedores recebem £1 milhão para impulsionar iniciativas inovadoras em categorias como: proteger e restaurar a natureza, limpar o ar, reviver os oceanos, criar um mundo sem resíduos e consertar o clima .
A escolha do Rio de Janeiro acontece pouco antes da COP30, que ocorrerá em Belém ainda em novembro, reforçando o protagonismo do Brasil no cenário internacional de sustentabilidade .
O Museu do Amanhã, com sua arquitetura futurista e foco em ciência e futuro sustentável, destaca-se como um espaço simbólico para sediar o prêmio. Segundo Ricardo Piquet, diretor do museu, “compartilhamos a mesma visão de urgência e otimismo que move a missão do Earthshot Prize” .