O estado do Rio de Janeiro conquistou mais um reconhecimento por suas belezas naturais e compromisso com a sustentabilidade: oito praias fluminenses foram certificadas com o selo internacional Bandeira Azul, concedido a locais que cumprem rigorosos critérios de gestão ambiental, qualidade da água, segurança e educação ambiental.
A certificação é concedida anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) e é considerada uma das mais respeitadas no mundo. No Brasil, o selo é chancelado pelo Instituto Ambiental Ratones (IAR).
De acordo com o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, o resultado reflete o esforço contínuo do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em conciliar preservação e turismo responsável.
“Ter oito de nossos ambientes costeiros reconhecidos com a Bandeira Azul atesta que estamos no caminho certo, conciliando conservação e lazer de qualidade para a população”, destacou.
As praias contempladas estão distribuídas por diferentes municípios e unidades de conservação:
- Praia do Forno e Praia de Tucuns (Búzios)
- Praia do Peró (Cabo Frio)
- Praia Lagunar de Caiçara (Arraial do Cabo)
- Praia de Ubás (Iguaba Grande)
- Praia das Pedras de Sapiatiba (São Pedro da Aldeia)
- Marina Costabella e Iate Clube de Santos (Angra dos Reis)
O programa Bandeira Azul funciona como um guia de boas práticas socioambientais, estimulando a gestão sustentável de praias e marinas. Para os visitantes, é uma garantia de qualidade e segurança; para os gestores públicos, uma ferramenta de desenvolvimento sustentável.
O Inea realiza o monitoramento contínuo da qualidade da água e ações de preservação em áreas próximas a unidades de conservação, o que tem sido fundamental para manter os padrões de excelência exigidos pelo selo.
Com informações da Agência Brasil – Foto Ministério do Turismo

