Uma operação conjunta do PROCON-RJ, Ministério da Agricultura, Secretaria de Defesa do Consumidor (SEDCON) e Polícia Militar foi realizada na manhã desta quarta-feira (27) em Campos dos Goytacazes e São Fidélis, para combater a venda e o processamento irregular de café.
Durante a fiscalização, toneladas de produtos foram lacradas em indústrias que atuam na produção e embalagem de diversas marcas. O café seria distribuído para comercialização em supermercados de Campos e de outras cidades do estado.
Em uma das fábricas fiscalizadas, localizada em Campos, técnicos encontraram sacos com impurezas, como cascas e grãos secos, inadequados para o consumo. Amostras dos produtos foram recolhidas para análise em laboratório, a fim de verificar a presença de resíduos ou outros problemas que possam colocar em risco a saúde do consumidor.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a operação tem relação com denúncias sobre venda de cafés falsificados. Pacotes com preços entre R$ 20 e R$ 25 vêm sendo comercializados em locais não convencionais, com embalagens que imitam grandes marcas, confundindo o consumidor.

As denúncias começaram no Rio de Janeiro, em 2024, e se intensificaram este ano, chegando também ao estado de São Paulo, em agosto de 2025. Os fabricantes têm orientado os consumidores a verificarem os números dos lotes e entrarem em contato com os SACs das marcas em caso de suspeita de irregularidades.
Com informações do Manchete RJ