A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira, o desembargador Macário Júdice Neto, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim. O magistrado é relator de processos ligados ao caso do ex-deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Jóias.

Macário Júdice chegou por volta das 8h30 à Superintendência da Polícia Federal, no Centro do Rio de Janeiro, onde teve a prisão formalizada. A ação faz parte da Operação Unha e Carne 2, que investiga a participação de agentes públicos no vazamento de informações sigilosas relacionadas a operações policiais em andamento.

Segundo a PF, o vazamento teria provocado obstrução das investigações da Operação Zargun, deflagrada em setembro deste ano. O objetivo da operação é apurar a atuação de grupos criminosos violentos e possíveis conexões com agentes públicos.

Além do mandado de prisão preventiva contra o desembargador, os agentes cumprem dez mandados de busca e apreensão, expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). As diligências ocorrem nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Na primeira fase da Operação Unha e Carne, realizada no último dia 3, foi preso o presidente afastado da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado estadual licenciado Rodrigo Bacellar (União Brasil), que também voltou a ser alvo de buscas nesta terça-feira.

A operação está inserida no contexto das determinações do STF no julgamento da ADPF 635, conhecida como ADPF das Favelas, que estabeleceu, entre outras medidas, a atuação da Polícia Federal na condução de investigações sobre organizações criminosas armadas no estado do Rio de Janeiro e seus vínculos com agentes públicos.

As investigações seguem em andamento sob sigilo judicial.

Com informações de O Globo – Foto Divulgação

Share.
Exit mobile version