O Centro de Serviço de Tráfego de Embarcações (VTS, na sigla em inglês) do Porto do Açu, localizado em São João da Barra, no Norte Fluminense, completará dez anos de operação em dezembro contando com um novo plano de investimentos. A expectativa é que cerca de R$ 2 milhões sejam aplicados nos próximos dois anos para fortalecer e modernizar a infraestrutura de monitoramento marítimo do complexo portuário.
Entre as melhorias previstas estão a aquisição de novas câmeras para ampliar o sistema de vigilância por imagens, a instalação de sensores meteoceanográficos adicionais para monitoramento de condições ambientais, além de atualizações tecnológicas, readequações de mobiliário e treinamento da equipe — que atualmente reúne 16 profissionais.
Primeiro VTS implementado no Brasil, o serviço desempenha um papel central para a segurança da navegação, a proteção da vida no mar e o suporte à preservação ambiental. Integrado ao Centro de Operações e Respostas a Emergências (CORE), o VTS atua em conjunto com os setores de Segurança Corporativa e Gestão de Riscos e Emergências do Porto.
Segundo Luiz Gustavo Cruz, Gerente Geral de Controle Portuário, o aumento do número de embarcações que acessam o Açu impulsiona a necessidade de investimentos constantes.
“Os acessos marítimos cresceram cerca de 49% ao ano entre 2015 e 2024 e devem chegar a 8 mil em 2025. Investir em melhoria contínua é essencial para garantir operações seguras e eficientes”, afirmou.
Outro destaque do Centro VTS é a representatividade feminina. A equipe possui maioria de mulheres, incluindo a primeira Operadora de VTS do país, Tauane Souto, que iniciou no Porto como jovem aprendiz e hoje é supervisora.
“Tenho muito orgulho da minha trajetória e de inspirar outras mulheres a ocuparem espaços tradicionalmente masculinos. Somos responsáveis por garantir segurança nas operações diárias do Porto do Açu”, destacou Tauane.
O VTS opera associado ao Sistema de Gestão de Informações Portuárias (PMIS), plataforma que integra dados de atracação, faturamento e coordenação operacional.



