O Porto do Açu, no Norte Fluminense, e o Porto de Antuérpia-Bruges, na Bélgica, assinaram nesta segunda-feira (3) uma carta de intenções para a criação de um corredor marítimo verde entre Brasil e Europa — projeto que pode se tornar a primeira grande rota global de exportação de e-combustíveis do mundo, com início previsto até 2030.
O acordo foi anunciado durante o Oceans of Opportunity Summit, no Rio de Janeiro, e é resultado de um estudo de pré-viabilidade conduzido pelo Rocky Mountain Institute (RMI) e Global Maritime Forum (GMF).
O projeto reforça o papel do Porto do Açu como hub estratégico de exportação de combustíveis de emissão zero, conectando a produção brasileira à demanda europeia por energia limpa. Já o Porto de Antuérpia-Bruges, um dos maiores complexos industriais da Europa, prevê importar de 6 a 10 milhões de toneladas de amônia verde por ano até o fim da década.
Segundo Rogério Zampronha, CEO da Prumo, “o Açu está se consolidando como o porto da transição energética no Brasil, combinando inovação, sustentabilidade e eficiência”.
O próximo passo do projeto será um estudo de viabilidade completo, que deve definir a estrutura financeira e operacional do corredor, combinando políticas de incentivo brasileiras e europeias.
Com informações do Porto do Açu



