O samba do interior do Estado do Rio de Janeiro ganha protagonismo em um evento inédito: a “Roda de Samba no Berço dos Bambas do Norte e Noroeste Fluminense”. A iniciativa acontece no próximo dia 4 de outubro, a partir das 14h, no Asilo Monsenhor Severino, em Campos dos Goytacazes, reunindo música, cultura e solidariedade.
O encontro terá entrada solidária, com a doação de 1 kg de alimento não perecível, e contará com diversas atrações para toda a família. Além da roda de samba do grupo Palma Contra Palma, o público poderá aproveitar apresentações da roda Catumbi 27, discotecagem em vinil, feira de economia criativa e espaço kids.
Realizado com apoio do edital “Berço de Bambas”, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o projeto busca valorizar sambistas do Norte e Noroeste fluminense que marcaram a história da música brasileira, como Wilson Batista, Zezé Motta, Baden Powell, Délcio Carvalho, Jorginho Pessanha, Roberto Ribeiro e Aluísio Machado. Muitos desses artistas, apesar da relevância, não receberam em vida o devido reconhecimento.
Desde sua fundação em 2015, o Palma Contra Palma tem como proposta revisitar e difundir obras pouco lembradas do samba. “Gostamos de dar voz aos sambas de terreiro das grandes escolas cariocas e às músicas da ‘Era do Rádio’. Sempre acreditei que essa é a nossa missão: compartilhar com o público toda a pesquisa musical que fazemos, enquanto nos divertimos e mantemos viva a tradição do samba que tanto amamos”, afirma Victor HPS, produtor e vocalista do grupo.
Na semana seguinte, no dia 11 de outubro, o projeto segue para Varre-Sai, ampliando a celebração do samba no noroeste do estado.

