A Prefeitura de São João da Barra promove nesta sexta-feira (6) o quarto mutirão de verão voltado à prevenção e ao combate à dengue, zika e chikungunya. A ação é coordenada pelo Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) e mobiliza cerca de 70 profissionais, entre agentes de endemias e equipes de apoio.

Nesta etapa, os trabalhos estarão concentrados em três áreas do município. No distrito de Barcelos, as equipes atuarão em Roças Velhas e no cemitério. Também estão incluídas no cronograma as localidades de Mato Escuro e Palacete.

Durante o mutirão, os agentes realizam vistorias em residências, comércios e outros estabelecimentos, com foco na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Sempre que necessário, larvas são recolhidas para análise laboratorial, procedimento fundamental para o monitoramento da infestação.

Na última sexta-feira (30), quando foram realizados de forma simultânea o segundo e o terceiro mutirões, as equipes visitaram 1.699 imóveis em sete áreas do município e recolheram 20 amostras de larvas para exames. A ação foi concentrada em um único dia após o adiamento do mutirão previsto para o dia 23, em razão das chuvas.

De acordo com o planejamento do NCZ, o quinto e último mutirão de verão está marcado para a próxima quarta-feira (11), com visitas previstas em todas as localidades de São João da Barra. Já as ações específicas nos cemitérios restantes do município ainda terão datas divulgadas.

Fonte: Secom

Share.
Exit mobile version