Iniciativa proporciona acesso de trabalhadores a capacitação digital e foi viabilizada por meio de parceria entre a Prefeitura e Ministério do Trabalho e Emprego

Uma reunião entre representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São João da Barra e da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, na última quarta-feira, 3, no Rio de Janeiro, formalizou a adesão do município à Escola do Trabalhador 4.0. A parceria visa proporcionar a trabalhadores de todas as idades acesso gratuito a conteúdos que preparam para as novas demandas do mercado.

A Escola do Trabalhador 4.0 é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego que tem como objetivo promover o acesso à capacitação digital e facilitar a inserção de trabalhadores no mercado de trabalho. A iniciativa integra o Programa Caminho Digital e conta com a parceria estratégica da Microsoft e a coordenação da Softex, entidade referência em tecnologia e inovação.

A plataforma oferece mais de 24 trilhas de aprendizagem e mais de 100 cursos gratuitos, com certificação, divididos em categorias temáticas que atendem jovens, adultos e idosos, preparando a população para aproveitar as oportunidades do mundo digital em suas carreiras. São elas; Letramento Digital com IA; Fundamentos e Produtividade com IA; Introdução à Programação; Profissionalizantes; Avançados em TI; Empregabilidade com IA e Sustentabilidade; Educação Financeira (XP); Dynamics 365 (Certificação Microsoft).

A Prefeitura informa que, em breve, vai divulgar as inscrições, que serão feitas pelo do Balcão de Oportunidades, localizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, no Centro, onde equipes estarão disponíveis para orientar os trabalhadores que não possuem familiaridade com as ferramentas digitais.

Os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, terão prioridade nas vagas presenciais, “reforçando o compromisso da gestão com a inclusão social e garantindo que a população em situação de maior vulnerabilidade tenha acesso direto à capacitação tecnológica”.

As atividades presenciais de apoio e acompanhamento aos cursos serão realizadas no laboratório de informática do Instituto Federal Fluminense (IFF-SJB), em uma parceria entre a entidade de ensino e a Prefeitura. O espaço garantirá acesso à internet, computadores modernos e suporte técnico, possibilitando que mesmo aqueles que não dispõem de equipamentos próprios possam participar da Escola do Trabalhador 4.0.

“A plataforma será uma aliada estratégica no processo de transformação econômica e tecnológica do município, especialmente diante da chegada de novos empreendimentos ao Porto do Açu e ao setor de serviços”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Alexandre Rosa.

Participaram da reunião na quarta-feira o superintendente de Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Luciano Barreto, o superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Alex Bolsas, e pelo assessor técnico do órgão, Ricardo Leite.

Ascom

Share.
Exit mobile version