Uma tartaruga da espécie Caretta caretta, conhecida popularmente como tartaruga-cabeçuda, foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira (8) na praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana. O animal foi recolhido pelo Instituto BW, responsável pelo monitoramento do litoral do município.
De acordo com o Instituto, o corpo da tartaruga foi encaminhado à base da equipe para a realização de necropsia. O procedimento coleta diversas amostras que serão enviadas a laboratórios especializados, permitindo determinar as possíveis causas da morte.
“Nesse exame são coletadas inúmeras amostras e encaminhadas para laboratórios que ajudarão a identificar a possível causa da morte desse animal”, informou o Instituto, em nota oficial.
Ainda segundo os técnicos, a tartaruga-cabeçuda é uma espécie bastante presente na região, já que São Francisco de Itabapoana é reconhecido como sítio de desova. Por isso, ocorrências desse tipo recebem atenção especial.
Os laudos devem ficar prontos em aproximadamente 45 dias, período após o qual a equipe de veterinários poderá apontar com precisão o que provocou a morte do animal.
Com informações do Manchete RJ – Foto Divulgação




