Um forte temporal atingiu Itaperuna, no Noroeste Fluminense, por volta das 16h desta segunda-feira (2), provocando alagamentos em diversos pontos da cidade, transtornos no trânsito e o cancelamento da programação de pré-carnaval.

Em menos de uma hora, foram registrados 76 milímetros de chuva, volume quase quatro vezes superior ao previsto pela Defesa Civil para o período da tarde e noite. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há alerta para chuvas que podem chegar a 100 mm por dia em várias regiões do estado do Rio de Janeiro neste início de fevereiro.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Daniel Bernardo, o volume de chuva superou a capacidade do sistema de drenagem urbana. “Estava prevista uma precipitação máxima de 19 mm para o período das 18h às 0h. Choveu mais do que qualquer município consegue suportar com seus sistemas de drenagem”, afirmou.

O bairro Vinhosa foi o mais atingido. Imagens que circulam nas redes sociais mostram pelo menos cinco carros e até uma caçamba sendo arrastados pela força da enxurrada. Em alguns trechos, o nível da água ultrapassou meio metro.

Além dos alagamentos, foram registrados deslizamentos de terra e queda de árvores em diferentes pontos da cidade. Apesar dos danos, não houve registro de feridos.

No Centro, o Hospital São José do Avaí ficou completamente ilhado, com todos os acessos bloqueados pela água, impossibilitando a entrada e saída de pessoas. Pacientes e funcionários permaneceram isolados no local.

As avenidas Cardoso Moreira e Presidente Dutra ficaram totalmente paradas, com motoristas tentando escapar da correnteza subindo em calçadas e ciclovias. A rodoviária também foi alagada, tanto pela parte inferior quanto pelo telhado.

Na BR-356, na saída da cidade, próximo ao quilômetro cinco, o tráfego precisou ser interrompido. Alunos do Instituto Federal, na mesma região, buscaram abrigo em pontos de ônibus, ficando em cima dos bancos para escapar da água. A rua da feira também ficou completamente tomada pelo alagamento.

Durante a noite, voltou a chover forte no município, mantendo o estado de atenção.


Previsão de mais chuvas

Os primeiros dias de fevereiro seguem com instabilidade devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno que favorece chuvas intensas e persistentes. Segundo o meteorologista da Climatempo, Cesar Soares, o sistema começou a atuar na noite de domingo (1º) e deve permanecer até pelo menos quarta-feira (4), com reflexos em diversas regiões do estado.

Fonte g1 – Foto: Redes sociais

Share.
Exit mobile version