A partir de 2025, a vacina Qdenga, da Takeda, passou a ser ofertada no setor privado no Brasil, após aprovação da ANVISA para uso em pessoas de 4 a 60 anos — independente de histórico de infecção prévia. O imunizante custa, em clínicas e laboratórios particulares, entre R$ 350 e R$ 490 por dose, com esquema de duas aplicações com intervalo de três meses.

Cientificamente, a vacina mostrou eficácia geral de 80,2% contra dengue sintomática e até 95% de proteção contra hospitalização, especialmente para o sorotipo 2 A Organização Mundial da Saúde (OMS) também já a pré-qualificou para uso global.

No serviço público, a vacina começou a ser aplicada em fevereiro de 2024 para adolescentes entre 10 e 14 anos, que são os mais hospitalizados.
Em situações excepcionais, municípios com estoque próximo ao vencimento podem ampliar a vacinação para pessoas de 6 a 16 anos.

Especialistas alertam que a disponibilidade limitada de doses na rede privada é proposital, para garantir o atendimento à população atendida pelo SUS e evitar desperdício.

Share.
Exit mobile version