Começou oficialmente na noite desta sexta-feira (7), com o Congresso Técnico realizado na Câmara de Vereadores, o 1º Tour São Francisco de Itabapoana, uma das maiores competições ciclísticas do Estado do Rio de Janeiro. Durante o encontro, os atletas retiraram os kits esportivos contendo chip e materiais necessários para a prova. A competição segue até domingo (9).
Cerca de 250 ciclistas participam do evento, incluindo nomes de destaque nacional, como o campeão da prova Contrarrelógio João Pedro Rossi e o campeão brasileiro de Resistência Otávio Gonzelli. Também competem atletas da elite regional como Nilo Pueblo, Fabiele Mota e Fabiano Mota, representantes de São Francisco de Itabapoana.
De acordo com Wesley Carrielo, integrante da equipe Team Master, organizadora do evento, a realização do Tour é histórica para a região.
“Estamos muito felizes com a participação desses atletas reconhecidos nacionalmente. Com certeza será um evento memorável. A competição é ainda mais importante porque tem pontuação de Ranking 2B da CBC, o que concede 60 pontos ao vencedor para o ranking nacional”, destacou Wesley.
Provas em andamento
Na manhã deste sábado (8), os atletas se reuniram em frente à Prefeitura para a Largada Concentrada, seguindo até Buena, onde acontece a primeira bateria da competição.
- Percurso de 65 km: categorias Feminina, Masculina e Master C, D e E
- Percurso de 91 km: categorias Elite, Sub-23, Júnior, Sub-30, A e B
A segunda etapa também acontece hoje, às 13h, em Buena, com a disputa Contrarrelógio.
Nessa prova, os ciclistas largam individualmente, com intervalos de um minuto, e participam também as categorias Infantil e Infanto-Juvenil, em percurso de 13 km.
A premiação das duas etapas de hoje está prevista para às 18h, em frente à Prefeitura.
Encerramento no domingo
A terceira e última etapa será realizada neste domingo (9), às 6h, em um percurso de 3 km entre a sede da Prefeitura e a Rua da Raia.
A premiação final e a entrega dos troféus gerais acontecem no início da tarde, a partir das 13h.


