O brasileiro Hugo Calderano não deu chances ao azar em sua estreia na chave de simples do WTT Contender de Buenos Aires. Cabeça de chave número 1 e atual número 3 do mundo, Calderano dominou completamente o argentino Leandro Fuentes, vencendo por 3 sets a 0 com parciais de 11/4, 11/3 e 11/6. O rival, convidado da organização e número 701 do ranking mundial, pouco pôde fazer diante do ritmo e da superioridade técnica do brasileiro, que cedeu apenas 13 pontos em toda a partida.
Com o resultado, Hugo se classificou para as oitavas de final, onde enfrentará o português Tiago Apolônia, atual 99º do ranking da Federação Internacional.
Além do sucesso na chave de simples, Calderano também estreou com vitória nas duplas mistas ao lado de Bruna Takahashi. Em um duelo emocionante, os brasileiros viraram o jogo contra os indianos Manav Thakkar e Swastika Ghosh, vencendo por 3 a 2 (4/11, 8/11, 11/8, 13/11 e 11/9). Eles voltam à mesa nesta sexta-feira para disputar as quartas de final contra os compatriotas Felipe Doti e Giulia Takahashi.
Brasileiras em caminhos diferentes no feminino
Na chave feminina, o Brasil teve uma mistura de vitórias e eliminações. Karina Shiray venceu a chilena Zhiying Zeng e garantiu vaga nas oitavas. Também avançou Luara Watanabe, que superou Sofia Vega, do Chile, por 3 sets a 1 (11/7, 11/8, 10/12 e 11/3).
Por outro lado, as irmãs Bruna e Giulia Takahashi se despediram do torneio. Bruna, cabeça de chave número 4, foi derrotada pela indiana Ayhika Mukherjee por 3 a 2, enquanto Giulia caiu diante da sul-coreana Joo Cheonhui, com parciais expressivas: 11/2, 11/4 e 11/3.
Na próxima fase, Karina Shiray enfrentará Ayhika Mukherjee, algoz de Bruna, enquanto Luara Watanabe terá um grande desafio pela frente: encarar Cheng I-Ching, de Taiwan, cabeça de chave número 3 do torneio e atual 13ª do mundo.