O cinema nacional vai dominar as telas no 27º Festival do Rio, que acontece entre 2 e 12 de outubro. Pela primeira vez na história, o evento bateu um recorde de inscrições, com 320 filmes brasileiros submetidos e 124 selecionados para a prestigiada mostra Première Brasil.
A curadoria comemora não só o volume de obras inscritas, mas também a diversidade de produções, que vão de ficções e documentários a séries, curtas-metragens e até filmes que já chamaram atenção em festivais internacionais.
“Estamos muito felizes com essa edição. É a maior Première Brasil da história, um verdadeiro retrato da força e do talento do cinema nacional. Esse é um momento de celebração e, mais do que isso, de projeção para um futuro sólido para a indústria brasileira”, destacou Ilda Santiago, diretora do festival.
Entre os longas que prometem emocionar e provocar debates, estão A Vida de Cada Um, de Murilo Salles, Cyclone, de Flavia Castro, e Virtuosas, de Cíntia Domit Bittar. Nos documentários, Apolo, estreia da atriz Tainá Müller na direção, e Massa Funkeira, de Ana Rieper, são algumas das atrações mais aguardadas.
Além das exibições, o Festival do Rio também promete debates, encontros com realizadores e sessões especiais com produções que brilharam em Cannes, como O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, e Para Vigo me Voy, de Karen Harley e Lírio Ferreira.
Com uma programação que promete atender a todos os gostos, o festival reforça seu papel de celebrar a arte, valorizar o cinema nacional e projetar o talento brasileiro para o mundo.
Com informações da Agência Brasil – Foto Divulgação

