MUNDO – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) que teve um breve encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Segundo ele, o contato foi rápido, mas suficiente para gerar “uma ótima química” entre os dois líderes.
Trump relatou que encontrou Lula nos corredores da ONU, quando o brasileiro deixava o plenário logo após fazer o discurso de abertura. O norte-americano destacou que houve um abraço entre eles e revelou que ficou combinado um encontro formal já para a próxima semana.
Apesar do tom amistoso, Trump enviou um recado direto ao Brasil. “O Brasil só pode se dar bem se estiver trabalhando conosco. Sem a nossa ajuda, vão fracassar”, disse. Ele também afirmou que as conversas futuras devem abordar as tarifas comerciais impostas ao país.
O presidente dos EUA acrescentou que Lula lhe pareceu “um homem muito agradável” e que, segundo ele próprio, o brasileiro “gostou de mim”.
O encontro oficial da próxima semana, caso confirmado, será o primeiro compromisso bilateral entre Lula e Trump desde a posse do republicano em janeiro de 2025, e pode marcar um novo capítulo nas relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos.
Com informações da GloboNews – Foto Divulgação


