O atleta parceiro Gabriel Gama Soares, de 19 anos, que integra a equipe de Basquete 3×3 do Paraesporte Enel/Uenf — maior projeto sócio-esportivo do país voltado ao atendimento de pessoas com deficiência — foi convocado para representar o Brasil na 1ª Copa Mundial de Basquete 3×3 Unificado das Olimpíadas Especiais Internacional. A competição será realizada de 5 a 7 de dezembro, no Distrito T-Mobile, em San Juan, capital de Porto Rico.
O Mundial vai reunir 20 equipes masculinas e 18 femininas, seguindo o modelo oficial de disputas da Federação Internacional de Basquete (FIBA). A delegação brasileira embarca no próximo dia 2 de dezembro. Além de Gabriel Soares, a equipe terá Alberto Soares (parceiro – DF), Bruno Gil (atleta – SP), Jorge Adriano e Kaio Vinícius (atletas – São João de Meriti, RJ).
Para o coordenador geral do Paraesporte, professor Fábio Coboski, a convocação é um marco para o projeto e para Campos.
“Estamos felizes em ver um atleta do Paraesporte convocado para representar o Brasil nesta 1ª Copa Mundial. Isso motiva os demais alunos e mostra que o nosso trabalho tem surtido grande efeito. Gabriel sai de Campos para competir em Porto Rico, honrando o município e mantendo a tradição do projeto em formar atletas que chegam às seleções nacionais e internacionais”, destacou.
Emocionado com a oportunidade, Gabriel Soares celebrou a convocação.
“É uma honra poder representar minha cidade e o Paraesporte em uma competição desse calibre. Fico muito feliz por ter sido reconhecido e por poder fazer parte dessa inclusão através de um esporte que amo”, afirmou o atleta.
As aulas de basquete do Paraesporte/Uenf acontecem às quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 16h30, no polo da Uenf. Interessados podem procurar o local para participar.
Em outubro, atletas e comissão técnica estiveram em São Paulo, onde passaram por avaliações médicas, treinos físicos e vivências esportivas, sob comando do técnico-chefe Rafael Ribeiro. Na oportunidade, receberam o kit oficial completo da Adidas, doado à delegação.
Com informações da Ascom – Foto: Divulgação


