Com a proximidade do Natal, um número expressivo de consumidores brasileiros ainda não concluiu as compras de presentes. Levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do kSPC Brasil aponta que cerca de 12,2 milhões de pessoas pretendem ir às compras apenas na última semana antes do dia 25 de dezembro, o equivalente a 10% dos consumidores que planejam presentear neste fim de ano.
A pesquisa revela que a decisão de comprar em cima da hora é motivada, principalmente, pela expectativa de promoções (38%), pela espera do pagamento de salários e da segunda parcela do 13º (25%) e pela falta de organização (19%).
Oportunidade para o varejo local.
Em Campos dos Goytacazes, o comportamento representa uma oportunidade estratégica para o comércio local ampliar o faturamento nos dias finais antes do Natal.
O aumento do fluxo nas lojas físicas pode impulsionar as vendas, especialmente para lojistas que apostarem em ações rápidas, comunicação eficiente e ofertas claras.
Por outro lado, a concentração de compras em poucos dias também exige preparo.
Movimento intenso, atendimento ágil e boa organização de estoque tornam-se fatores decisivos para garantir uma experiência positiva ao consumidor.
Estratégias para vender mais na reta final
Especialistas em varejo apontam que destacar produtos de escolha rápida, como kits prontos, combos e cartões-presente, pode facilitar a decisão do cliente. Promoções diretas, sinalização clara, divulgação nas redes sociais e variedade de formas de pagamento — como PIX, cartões e parcelamentos — também ajudam a converter o movimento em vendas efetivas.
Além disso, equipes treinadasm para atendimento rápido e uma comunicação transparente sobre preços e condições de troca contribuem para fidelizar clientes, mesmo em compras de última hora.
Atenção ao consumo consciente
Apesar do cenário favorável ao comércio, entidades alertam para a importância do consumo responsável. A correria típica da reta final pode estimular compras por impulso e aumentar o risco de endividamento, reforçando a necessidade de clareza nas ofertas e nas condições de pagamento.
Com planejamento e estratégia, o período pode se transformar em um Natal de bons resultados para o comércio de Campos, fortalecendo relações com clientes e encerrando o ano com saldo positivo.
Com informações da CDL Campos – Foto: Silvana Rust

