O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto, assume interinamente o comando do Governo do Estado a partir desta quarta-feira, 28 de janeiro. Ele ficará como governador em exercício por uma semana, período em que o governador Cláudio Castro cumpre agenda oficial na Europa.
A transição ocorre em clima de harmonia institucional. Nesta terça-feira (27), Ricardo Couto recebeu para um almoço reservado, no espaço vip ao lado de seu gabinete no TJ-RJ, o governador Cláudio Castro, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Guilherme Delaroli, e o secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione. O encontro simboliza o diálogo e a convivência respeitosa entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Além do caráter temporário, a passagem de Couto pelo Palácio Guanabara tem um significado político relevante. Caso Cláudio Castro se desincompatibilize do cargo em abril, o presidente do TJ-RJ assumirá novamente o governo do Estado, desta vez por um período mais longo, até a convocação de uma eleição indireta para governador, a ser realizada pela Alerj.
A semana como governador em exercício é vista nos bastidores como uma espécie de prévia administrativa, preparando o desembargador para um eventual cenário de maior responsabilidade à frente do Executivo fluminense.
Fonte: Coluna Magnavita – Correio da Manhã
Foto: TJ-RJ


