A Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC) celebrou, na sexta-feira (15), seus 134 anos de história, reunindo empresários, lideranças de entidades parceiras e representantes da sociedade civil em uma noite de homenagens e reconhecimento ao desenvolvimento econômico e social do município.
Durante a solenidade, o presidente da ACIC, Maurício Cabral, destacou o papel estratégico da entidade no fortalecimento do setor produtivo campista, que hoje reúne 44 mil estabelecimentos comerciais, de serviços e industriais, responsáveis por mais de 60 mil empregos e uma movimentação econômica estimada em R$ 110 milhões por mês.
A cerimônia, que teve bênção conduzida pelo Monsenhor José de Matos Barbosa, contou com a presença de autoridades e lideranças como o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Energia e Inovação, Marcelo Neves – representando o prefeito Wladimir Garotinho –, o presidente da CDL, Fábio Paes, o diretor do SINDIVAREJO, Samuel Sterck, o gerente regional do SEBRAE, Guilherme Reche, a presidente da OAB, Mariana Lontra Costa, e o vice-presidente da FIRJAN, Tieres Rodrigues.
Em seu discurso, Cabral fez um balanço do primeiro ano de gestão da atual diretoria, marcado por iniciativas como a criação de 14 Conselhos Empresariais, entre eles o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), presidido pela empresária Maryá Nunes, e a realização do 1º Conexões Campos, que consolidou a ACIC entre as 50 associações comerciais mais importantes do país.
Ele também anunciou a implantação de selos empresariais, como o Selo Empresa Amiga da Criança e do Adolescente, que tramita na Câmara de Vereadores e permitirá que empresas destinem parte do Imposto de Renda a projetos sociais. Outra novidade apresentada foi a criação de três medalhas de honra ao mérito, em homenagem a Francisco José Rodrigues, Benta Pereira e Nilo Peçanha, para reconhecer personalidades que contribuem com o crescimento de Campos.
A noite de celebração teve ainda momentos culturais, com a apresentação do saxofonista Isac Sant’Anna e a condução da cerimonialista Cíntia Barreto.