A Comissão de Trabalho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) anunciou a criação de uma central exclusiva para denúncias de agressões, ameaças, assédio e outras violações de direitos enfrentadas por entregadores, motoristas e demais prestadores de serviços por aplicativos.
As denúncias podem ser feitas diretamente pelo WhatsApp no número (21) 98261-6266.
De acordo com a presidente da comissão, deputada Dani Balbi (PCdoB), a iniciativa é uma resposta ao aumento de casos de violência e criminalização desses trabalhadores. O mais recente ocorreu na Taquara, quando um entregador foi baleado por um policial penal.
“É inaceitável que trabalhadores que sustentam o cotidiano da cidade, garantindo alimentação e mobilidade, sigam expostos a agressões e humilhações. O disque-denúncia é um instrumento para registrar, acompanhar e encaminhar esses casos, fortalecendo a proteção da categoria”, destacou Balbi.
Além de encaminhar as denúncias aos órgãos competentes, a Comissão de Trabalho informou que a central também vai produzir relatórios periódicos. Esses dados serão usados para embasar projetos de lei e políticas públicas de proteção e segurança para esses profissionais.
Com informações da Alerj