A aluna Daiana Victoria Fraga Figueiredo, da Firjan SENAI Macaé, está entre os melhores jovens profissionais técnicos do Brasil na ocupação de Soldagem. Ela representa o estado do Rio de Janeiro na etapa final do WorldSkills Brasil 2025, que acontece em Brasília de 23 a 27 de setembro.
A competição reúne os mais talentosos estudantes de instituições de formação profissional de todo o país e, este ano, teve um crescimento expressivo da participação feminina em áreas tradicionalmente dominadas por homens, como soldagem, tecnologia de energia verde e segurança cibernética.
Daiana comemora o feito histórico:
“É um grande orgulho ser a primeira mulher, e mulher negra, a chegar ao pódio de Soldagem. A competição transforma vidas e poder mostrar meu conhecimento é uma das formas mais incríveis de aprender e crescer.”
Ao todo, 25 representantes da Firjan SENAI participam desta edição, em seis ocupações distintas, confirmando a instituição como uma das mais fortes do país em classificação para a disputa — atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Os classificados que conquistarem os três primeiros lugares em Brasília seguirão em preparação para tentar vaga no WorldSkills 2026, em Xangai, na China, que reunirá competidores de cerca de 70 países.

