O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes será palco, a partir do dia 12 de junho, de uma exposição que exalta a potência criativa de artistas mulheres e seu diálogo sensível com a cultura local. O Salão de Artes Visuais Contemporâneas de Mulheres apresenta ao público obras inéditas produzidas por dez artistas durante uma residência artística imersiva. A mostra segue aberta até o dia 9 de agosto, com programação paralela gratuita.
Com curadoria da artista e pesquisadora Vera Pletitsch, o Salão reúne uma rica diversidade de linguagens, incluindo pintura, colagem analógica e digital, ilustração, lambe-lambe, assemblage, instalação, arte têxtil e vídeo. Cada trabalho é fruto de uma investigação poética individual que se entrelaça com a memória e o patrimônio cultural de Campos.
A abertura do evento, no dia 12/06, às 18h, contará com a presença das artistas participantes, discotecagem da Selecta Dimina e cobertura audiovisual da produtora Moviz.
A realização do projeto é do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Prefeitura de Campos, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Fundo Municipal de Cultura. A produção é da Fran Produz, com coordenação de Franthesca Ribeiro, mediação de Gabrielle Assad e identidade visual assinada por Lili Oliveira.
“A proposta é evidenciar o protagonismo das mulheres nas artes visuais, fomentar a circulação de obras e fortalecer a formação de público”, destaca a produtora Franthesca Ribeiro. Para a curadora Vera Pletitsch, o Salão materializa processos criativos profundos, “que apresentam um olhar atento e afetivo sobre a cidade”.
Além da exposição, o público poderá participar de oficinas, visitas mediadas e rodas de conversa com entrada gratuita. As ações visam aproximar a arte contemporânea da comunidade e fortalecer o circuito cultural da região.
Artistas participantes: Agnis, Bia Murad, Diane Lizst, Kellem Monteiro, Lili Oliveira, Mariana Nagib, Nana, Nina Vicent, Plantaia e Viviane Ramiro.