Os artesãos de São João da Barra agora contam com um novo ponto de visibilidade e comercialização de seus produtos. Por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer e a Câmara de Vereadores, o hall de entrada da sede do Legislativo sanjoanense foi disponibilizado para que os profissionais possam expor e vender suas criações durante eventos oficiais.
A iniciativa teve início no último dia 3, durante um simpósio da Educação que reuniu mais de 300 professores. Desde então, os produtos artesanais têm ocupado espaço de destaque nos encontros promovidos na Câmara, oferecendo oportunidade de geração de renda, recebimento de encomendas e fortalecimento da economia criativa local.
O espaço contempla diversos tipos de artesanato: crochê, tricô, costura criativa, bijuterias com escamas de peixe e também artesãs do segmento alimentício, com doces, bolos, donuts e outras delícias feitas à mão.
Segundo a coordenadora de Artesanato, Vânia Pantoja, a ação reforça o valor cultural e econômico do setor.
“De forma consciente e sensível à valorização da economia criativa, a Câmara cedeu o hall de entrada de sua sede para a exposição e comercialização de produtos artesanais. A ação reforça o compromisso com o fomento à cultura e à economia solidária, reconhecendo o artesanato como patrimônio imaterial e instrumento de desenvolvimento local e turístico”, destacou.
A presidente da Câmara, Sônia Pereira, também celebrou a medida:
“É muito importante a Câmara assumir o papel de gerador de oportunidade, abrindo sempre as portas para a população e empreendedores locais.”
Entre os próximos eventos que contarão com a presença dos artesãos estão a Conferência Municipal de Saúde, no dia 17 de julho, das 8h às 18h, e a V Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, no dia 25 de julho, das 8h às 12h.
A iniciativa também busca fortalecer a Casa do Artesão Sanjoanense, ampliando sua divulgação e o contato direto com a comunidade e visitantes da cidade.