O Programa Atletas Saudáveis das Olimpíadas Especiais Brasil reuniu alunos do Paraesporte/Enel/Uenf neste sábado (06), em Campos dos Goytacazes, com atendimentos gratuitos em diversas áreas da saúde.
Entre os beneficiados estava Maria Clara Estoteles, de 20 anos, aluna do Paraesporte e uma das assistidas pela equipe oftalmológica. Ela recebeu um novo óculos e comemorou a oportunidade ao lado da mãe, Jocielma Manhães Estoteles, que destacou a evolução social da filha desde que ingressou no projeto. “Hoje o mundo dela ampliou e ela está muito mais feliz”, disse emocionada.
A abertura oficial aconteceu às 10h, na quadra da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), com a presença do professor e ex-reitor Raul Palácio, do diretor clínico do Atletas Saudáveis, Flávio Farias, da ex-governadora do Lions LC 11, Neide Otonie, do médico parceiro Dr. Lucas, e do presidente fundador do Paraesporte, o ex-nadador da seleção brasileira Raphael Thuin.
Thuin agradeceu a iniciativa das Olimpíadas Especiais Brasil de levar saúde preventiva aos alunos:
“Geralmente esse serviço é oferecido em competições nacionais e internacionais. Hoje, estendê-lo aos nossos alunos é um passo fundamental para a inclusão e bem-estar.”
A cerimônia também contou com apresentação musical de alunos e equipe técnica.
Esporte e inclusão
Paralelamente aos atendimentos, aconteceram jogos de Vôlei de Praia e Badminton, com partidas entre atletas de Campos e Saquarema. Para o coordenador geral do Paraesporte, professor Fábio Coboski, o dia reforçou o espírito de integração:
“Foi mais um momento de inclusão e celebração do esporte entre nossos alunos.”
Solidariedade
O evento também recebeu a 1ª Exposição do programa Para Viver – Saberes & Renda Solidária, iniciativa do Paraesporte em parceria com o Sicoob, que tem como objetivo gerar renda para famílias de alunos. O público pôde adquirir doces, salgados e peças de artesanato produzidas pelos participantes.