Circulou nas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (1º), uma imagem que mostra um grupo de pessoas dentro de uma propriedade rural às margens da BR-101, na altura de Caxeta, em Campos dos Goytacazes. A movimentação, registrada ainda de madrugada, levou moradores da região a acionar a Polícia Militar, diante da suspeita de uma possível ocupação de terra.

A circulação da imagem gerou especulações sobre a participação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Contudo, em nota oficial divulgada nas primeiras horas do dia, o movimento negou qualquer envolvimento na ação.

Nós apuramos que o ato foi organizado por integrantes dos acampamentos Leonel Brizola I e Leonel Brizola II, que atuam no município.

Na nota enviada à imprensa, o MST reforça que não realizou ocupação de terra em Campos nesta data, mas destaca a necessidade de avanço nas políticas públicas de reforma agrária e democratização do acesso à terra.

O movimento também reiterou que ações dessa natureza — quando realizadas por grupos ligados à luta pela terra — fazem parte de um conjunto de reivindicações históricas em defesa do direito à moradia rural, à produção agrícola familiar e à implementação de políticas públicas.

Leia a nota oficial divulgada pelo MST:

“O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra vem a público informar que não realizou ocupação de terra na cidade de Campos dos Goytacazes, RJ, na madrugada do dia 1º de dezembro de 2025.

No entanto, reafirma a necessidade de avanço da política pública de reforma agrária e da democratização do acesso à terra. A ocupação de terras é uma forma legítima de reivindicação do direito à terra e de diversas políticas públicas.”

A Polícia Militar confirmou que equipes foram acionadas, mas não relatou conflitos no local. A situação é monitorada.

Com informações do MST – Foto: Divulgação

Share.
Exit mobile version