A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acendeu um alerta para a baixa adesão à segunda dose da vacina contra a dengue no município. Dados do Programa Municipal de Imunização (PMI) mostram que, das 8.421 crianças e adolescentes que iniciaram o esquema vacinal desde o ano passado, apenas 1.292 retornaram aos postos para completar a imunização.
A vacina é considerada uma das principais ferramentas no combate à dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Quando aplicado corretamente, o esquema completo garante até 90% de proteção contra hospitalizações e cerca de 80% de eficácia para evitar a doença. No entanto, esses índices só são alcançados com a aplicação das duas doses.
Segundo o coordenador do PMI, Leonardo Cordeiro, o momento exige atenção redobrada. “Estamos no período de sazonalidade da doença, quando o risco de transmissão aumenta. A proteção só é completa com as duas doses. Tomar apenas a primeira não gera uma resposta imunológica suficiente para proteger contra os quatro sorotipos da dengue”, explicou.
Outro dado preocupante é que 5.743 jovens estão com a segunda dose atrasada, tendo ultrapassado o intervalo recomendado de três meses entre as aplicações. A Secretaria reforça que não é necessário reiniciar o esquema vacinal, apenas completar com a dose pendente. Outros 1.386 adolescentes ainda estão dentro do prazo, mas precisam ficar atentos à data correta de retorno.
A vacinação contra a dengue no município começou em 9 de junho de 2025 e tem como público-alvo 34.110 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, conforme definição do Ministério da Saúde. Apesar disso, menos de nove mil compareceram aos postos para receber a primeira dose, evidenciando também baixa adesão inicial.
Para ampliar o acesso, a SMS disponibiliza mais de 30 salas de vacinação espalhadas pelo município, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. O Centro Municipal de Imunização, na sede da Secretaria de Saúde, funciona em horário ampliado: de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.
Para se vacinar, é necessário apresentar caderneta de vacinação, documento com foto e CPF. A vacina é segura e protege contra os quatro sorotipos da dengue quando o esquema vacinal é concluído.
Fonte: PMCG – Foto: Júlia Prado – MS


