A seleção brasileira feminina de vôlei encerrou sua participação no Mundial 2025 com a medalha de bronze. Na manhã deste domingo (7), o Brasil derrotou o Japão em um confronto eletrizante, decidido apenas no tie-break, por 3 sets a 2 (25/12, 25/17, 19/25, 27/29 e 18/16).
Comandada pelo brilho de Gabi, maior pontuadora da partida com impressionantes 35 pontos, a equipe verde-amarela dominou os dois primeiros sets. O bloqueio também foi um dos diferenciais: Júlia Kudiess brilhou com cinco pontos no fundamento, seguida de Diana e Rosamaria, com três cada.
As japonesas reagiram no terceiro e no quarto sets, levando a decisão para o tie-break. Mas, no momento decisivo, o Brasil mostrou equilíbrio e conseguiu confirmar a vitória.
Com o resultado, a seleção soma agora seis medalhas em Mundiais: quatro pratas e dois bronzes. Já o Japão segue em jejum de 15 anos sem subir ao pódio, apesar de ser o segundo maior medalhista histórico da competição.
Após a competição feminina, todas as atenções se voltam para o Mundial masculino, que será disputado entre 12 e 28 de setembro, nas Filipinas. O Brasil estreia no próximo domingo (14), contra a China, às 10h (horário de Brasília), e vai em busca do tetracampeonato.
O título mundial ficou com a Itália, que venceu a Turquia por 3 sets a 1 na grande final e conquistou a medalha de ouro. A equipe turca, que fazia sua primeira decisão de Mundial, ficou com a prata.
Assim, o pódio do Mundial Feminino de Vôlei 2025 ficou formado por: Itália (ouro), Turquia (prata) e Brasil (bronze).