A Seleção Brasileira masculina de vôlei encerrou sua participação na Liga das Nações 2025 com uma vitória emocionante e a conquista da medalha de bronze. Na madrugada deste domingo (3), o Brasil superou a Eslovênia, de virada, por 3 sets a 1 (parciais de 23/25, 25/20, 25/23 e 25/19), em Ningbo, na China, e garantiu lugar no pódio da competição.
Com uma atuação segura e coletiva, a equipe comandada por Bernardinho mostrou maturidade para reagir após a derrota no primeiro set e impôs seu ritmo nos sets seguintes. O oposto Alan foi o maior pontuador da seleção brasileira, com 18 pontos. O central Matheus Pinta, que marcou 11 pontos, também teve uma atuação de destaque, coroando uma trajetória de superação.
“Foram três anos longe da seleção brasileira lutando contra lesões. Eu estava desacreditado. Teve a lesão do Judson que vinha muito bem, eu consegui entrar, suprir um pouco a ausência dele e ajudar a equipe a conquistar esse bronze”, disse Matheus Pinta, emocionado após a partida.
“Essa medalha veio para mostrar que o trabalho está sendo muito bem feito. Agradeço ao Bernardo pela oportunidade e por ter acreditado no meu trabalho”, completou.
Outro nome que brilhou foi o jovem ponteiro Arthur Bento, de 21 anos, que marcou nove pontos e ajudou a mudar a energia da equipe após o revés no primeiro set.
“Essa conquista é resultado de muito trabalho de toda a equipe e da comissão técnica. Temos um time novo, com peças experientes que estão nos ajudando muito. Depois do primeiro set, mudamos a chave e conseguimos impor nossa tática”, destacou Arthur.
Essa foi a primeira competição da seleção brasileira no ciclo olímpico para Los Angeles-2028. O desempenho foi animador: em 15 jogos, o Brasil venceu 13 vezes, com apenas duas derrotas.
A grande final da Liga das Nações será disputada ainda neste domingo, entre Itália e Polônia.
O próximo compromisso da seleção masculina será o Campeonato Mundial, que será disputado nas Filipinas, entre os dias 12 e 28 de setembro.