O marchador Caio Bonfim conquistou nesta madrugada deste sábado (20/09/2025), em Tóquio, o primeiro lugar na prova dos 20km de marcha atlética no Mundial de Atletismo, garantindo o primeiro título mundial do Brasil nessa modalidade.
Bonfim completou o percurso em 1h18m35s, superando o chinês Wang Zhaozhao, que ficou com a medalha de prata (1h18m43s), e o espanhol Paul McGrath, que ficou em terceiro, muito próximo, com 1h18m45s.
Essa vitória se soma à medalha de prata já conquistada por Caio na prova de 35 km há poucos dias, consolidando-o como o maior medalhista do Brasil em Mundiais de Atletismo, com quatro pódios (bronze em Londres-2017 e Budapeste-2023 nos 20km, prata nos 35km e agora ouro nos 20km).
Em discurso de comemoração, Bonfim revelou que perdeu sua aliança de casamento já nos primeiros quilômetros da prova e brincou dizendo que a esposa só o perdoaria se ele trouxesse o ouro. “Ganhei por eles, pelo Brasil”, disse emocionado.
Esta conquista representa mais do que uma medalha dourada: ela marca um salto simbólico para a marcha atlética brasileira, reforçando que o país pode brilhar em modalidades além das modalidades mais tradicionais.
Foto Divulgação

