As câmeras de reconhecimento facial instaladas recentemente em São João da Barra, no Norte Fluminense, ajudaram a localizar um idoso de 79 anos que estava registrado como desaparecido desde novembro de 2024. O caso foi o primeiro do tipo desde que o sistema começou a funcionar no município, em agosto deste ano.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Segurança Pública, na tarde desta quinta-feira (16), uma das câmeras instaladas na área central da cidade identificou o idoso J.L.M.O., que constava como desaparecido desde 15 de novembro de 2024.
O sistema enviou um alerta automático ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que acionou imediatamente a Guarda Civil Municipal. A equipe localizou o homem e confirmou sua identidade por meio de documento pessoal.
Em seguida, ele foi encaminhado à 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra, onde foi feita a baixa no registro de desaparecimento. Uma pessoa responsável por cuidar do idoso compareceu à delegacia após ser informada pelas autoridades.
A localização foi possível graças à integração do sistema municipal de monitoramento ao programa “190 Integrado”, da Polícia Militar, que permite o cruzamento de informações e imagens em tempo real, auxiliando na identificação de pessoas desaparecidas, foragidos e veículos procurados.

O caso reforça a eficácia da tecnologia implantada pela Prefeitura de São João da Barra, que desde agosto vem ampliando o uso de câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas em pontos estratégicos do município.
📸 Foto: Divulgação / PMSJB
Com informações da Prefeitura de São João da Barra (PMSJB)

