Com o frio batendo à porta, a solidariedade falou mais alto. A Campanha do Agasalho 2025 do AbrAÇU, programa de voluntariado do Porto do Açu, superou todas as expectativas e bateu recorde de doações desde sua criação. Foram mais de 2.600 peças de frio arrecadadas, distribuídas em 27 pontos de coleta nos municípios de São João da Barra, Campos e Rio de Janeiro.
As doações já começaram a aquecer o inverno de muitas famílias. Só no Movimento Social Santa Dulce, em São João da Barra, cerca de 500 famílias receberam agasalhos e cobertores. Em Campos, o Educandário para Cegos São José Operário também foi beneficiado. No Rio de Janeiro, as arrecadações continuam até o fim de julho e serão destinadas ao Exército da Salvação.
A ação, que já se tornou uma tradição do AbrAÇU, vai muito além da arrecadação de roupas. Ela conecta voluntários, empresas, instituições e comunidades em uma rede de cuidado e empatia.
“Esta é uma iniciativa que nos une em prol de um inverno mais acolhedor para todos. Juntos, com cada vez mais parceiros a cada edição, escolhemos fazer a diferença na vida de quem mais precisa”, destaca Bruno Esteves, voluntário e Analista de Relacionamento com a Comunidade do Porto do Açu.
A campanha deste ano teve apoio de empresas e instituições como Grupo Prumo, Porto do Açu, Ferroport, Vast Infraestrutura, Dome, NOV, TechnipFMC, Otamerica, Navship, CDL Campos, Unimed Campos, OAB/RJ-Campos, SEST-SENAT e SICOOB Fluminense.
“Neste inverno tão rigoroso, cada peça doada representa um gesto de amor. Nosso agradecimento a todos que abraçaram essa causa”, reforça Náubia Riscado, voluntária do Movimento Santa Dulce.
Desde 2017, o AbrAÇU já promoveu 59 ações solidárias, impactando diretamente a vida de mais de 27 mil pessoas. E o trabalho continua — porque solidariedade não tem estação.